OdivelasFC.com
Edição on-line para invisuais
Hoje é dia 22 de janeiro de 2018 e é 13 hora e 59 minutos da tarde.


Está a ler o seguinte artigo: Diário do Mundialito 2009: Terminou a aventura., publicado em 12/04/2009 às 18:10

A festa acabou! É de facto uma festa do futebol, o que vimos nestes últimos dois anos, em Vila Real de Santo António. Ver uma cidade completamente virada para um evento destes é extremamente gratificante, principalmente para quem se dedica de alma e coração a esta modalidade, que tantas vezes é acompanhada de outros interesses, por pessoas, que aproveitando-se do Futebol, procuram os seus objectivos pessoais, não olhando a meios para atingir os seus fins e colocando sempre em dúvida, o bom que existe nesta linda modalidade desportiva.

Num evento destes muita coisa se passa além da essência que nos leva ao Algarve e nunca é de mais salientar o trabalho, que chamamos de deplorável, não pelo conteúdo mas pelos métodos, dos clubes de Lisboa, considerados os "maiores", que enviam um autentico batalhão de olheiros, que querendo seguir ao extremo as ordens recebidas, ou simplesmente porque seguem apenas o seu instinto, massacram autenticamente os pais destes jovens atletas com promessas, muitas delas falsas, com aliciamentos para os clubes que eles representam.

Infelizmente, nesse aspecto, assistimos claramente a um Carnaval, já fora de época.

Bom....mas vamos falar na nossa equipa.

Tivemos um grupo de jovens, em que muitos deles iam a um evento destes pela 1ª vez, o que devido às características de um Torneio desta envergadura, faz com que a habituação se faça mais tarde e onde o descanso é absolutamente essencial (em meninos de 9 e 10 anos já é difícil, quanto mais indo pela 1ª vez), mas com a paciência do Paulo e do Pedro, e também com a ajuda dos pais que nos acompanharam até ao Algarve, tudo se foi resolvendo a contento de todos.

Sobre o aspecto desportivo, ficámos com a sensação de que podíamos ter ido um pouco mais longe, mas no nosso jogo dos quartos de final não estivemos bem e fomos derrotados pelo Foot 21, que viria a atingir a final com a vitória do jogo da tarde. Mas tal como eu dizia aos meninos: "Têm uma vida inteira pela frente, e com a qualidade que têm, irão ter muitas vitórias (e com certeza algumas derrotas)", mas é sempre triste ver os meninos chorarem após uma derrota, e confessamos que também nos toca imenso aquela tristeza.

Por isso fazemos um apelo aos meninos: Lembrem-se sempre que quando perderam ou quando ganharam, a maneira como foram recebidos pelos pais ao sair da cabine. É importante que não se esqueçam que muita gente se preocupa convosco, e está sempre aqui para vos ajudar.

Falando em preocupar, não podemos de deixar de falar do Paulo e do Pedro, que a todo o momento estavam preocupados com o bem estar dos meninos. Duas personalidades completamente diferentes, que apesar de terem alguns pontos de discórdia, acabaram sempre por levar a bom porto o bem estar dos meninos. Ficou-me na memória o tratamento dos seus próprios filhos, pois eles próprios os tratam por "Mister" e não por "Pai".

Bom, foi de facto mais uma jornada positiva em que o nosso Clube esteve envolvido e onde a ajuda dos pais foi essencial, e daí o nosso obrigado pela total colaboração e apoio que deram antes e durante O Mundialito, pois sem esse apoio, nada disto teria sido possível.

Para os meninos, foi de facto um prazer estar com vocês, e outras oportunidades irão ter para rir, pois têm mais que valor para isso, e no fim, ainda se irão lembrar do vosso 1º Torneio.

Resta-me agradecer ao Paulo, toda a capacidade que teve em conseguir levar para a frente a ida a este Torneio assim como lhe pedir para que siga o que eu lhe disse: não eram só os meninos que estavam ali a aprender, não concentres as coisas todas em ti, distribui as tarefas e verás que dormes muito melhor. Também há sargentos de quem se gosta e tu és um deles. Foi um prazer conviver contigo estes oito dias.

Para finalizar, um agradecimento muito especial ao Pedro Coruchinho, por toda a sua competência em abordar todos os problemas que se iam sucedendo, e que com algum bom senso, conseguia tornear. Oito dias deram para te conhecer um pouco melhor e fiquei feliz por isso.

Não podemos também deixar de agradecer à Câmara Municipal de Odivelas pela disponibilidade de transporte e também agradecer ao sr.Francisco, que já começa a ser um veterano nas idas ao Mundialito com o OFC, por toda a sua disponibilidade e segurança, com que nos levou e trouxe.

Está fechada mais uma página de orgulho do OFC, com este grupo que contribuiu para o engrandecimento do Clube e que espera no futuro, muitas vitórias e muitos títulos, para o que eu, pessoalmente, irei fazer força para que aconteça.

Mas para isso é preciso contar por parte dos Encarregados de Educação, com apoio e algum respeito a quem ajuda, nalguns casos, vários anos, na educação dos filhos (na vertente desportiva), que não se pode dissociar da educação que lhes dão em casa. Será sempre um objectivo do Clube, a ajuda à juventude e aos seus encarregados de educação.

O meu obrigado a todos.
José António (coordenador)
Odivelas Futebol Clube


Voltar à página inicial | Voltar ao site
FIM

© Copyright (c) 2007/2018 - OdivelasFC.com
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com