ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: Reportagem Séniores B: Palmense x Odivelas (0-1)
Publicado dia 09/03/2009 às 18:22
.

VIOLÊNCIA E VERGONHA NO FUTEBOL: O Odivelas Futebol Clube deslocou-se ao Campo do Palmense para disputar a 21ª Jornada do Campeonato Distrital, num jogo com duas partes bem distintas: A primeira parte tem a ver com tudo que envolve um normal jogo de Futebol, a segunda parte, a enorme violência que algumas equipas e adeptos do futebol transportam para um simples jogo.

PRIMEIRA PARTE: O Jogo foi disputado em Campo Pelado e com muito vento, dificultando o futebol mais técnicista dos jogadores do Odivelas, enquanto que a equipa da casa procurava jogar um futebol directo, desorganizado e muito viril, mesmo agressivo.

Os Odivelenses com as suas linhas muito próximas e jogando num sistema de 4x1x4x1, jogando em contra ataque e com a subida dos médios alas, jogava em ataque continuado. O Odivelas ganhou a maioria das bolas a meio campo, tanto no futebol aéreo como pelo solo. Marco Rafael a jogar a trinco na marcação directa ao segundo ponta de lança do Palmense, foi determinante para anular grande parte do jogo ofensivo pelo centro do terreno.

Não foi um bom jogo tecnicamente, mas ficamos agradados pela entrega dos nossos atletas. A equipa foi um todo, com grande espírito de colectivo, muita determinação, muito concentrada nas marcações aos seus opositores, grande ambição pela vitória, muita raça, grande atitude, enfim, uma verdadeira equipa em toda a dimensão da palavra.

SEGUNDA PARTE (VIOLÊNCIA E VERGONHA DO FUTEBOL): Pelas 13H55, ao chegar ao estádio, os atletas do Odivelas Futebol Clube saindo das carrinhas, dirigindo-se aos balneários, são abordados por diversos indivíduos do Palmense, dispostos a agredir o nosso atleta "Simas". Valeu a rápida intervenção de todo o restante grupo, evitado assim um grave conflito, que nitidamente se mostrava praparado para acabar em agressões.

O autor de todo este incidente, por incrível que pareça, acaba por entrar em campo pela equipa do Palmense com a camisola Nº6.

No decorrer do encontro os jogadores do Odivelas Futebol Clube foram sempre espancados com grande violência, entradas gravíssimas aos nossos atletas utrapassando os limites dos regulamentos disciplinares, sem que o árbitro punisse ou sequer admoestasse os agressores. Penalties que o Senhor Árbitro fingiu não ver, cotoveladas, socos na cara, pisadelas, tudo valia para a equipa do Palmense.

Terminado o encontro os jogadores do Odivelas festejam a vitória com os muitos Odivelenses presentes nas bancadas, quando de repente e sem razão aparente, os adeptos e jogadores do Palmense envolvem-se em pancadaria contra os nossos adeptos e pais dos nossos atletas, gerando-se um clima de batalha campal e autêntico descontrolo, perante a passividade e impotência das autoridades presentes, que nada fizeram.

O pai do nosso Guarda Redes (TIAGO) foi agredido na cabeça e na cara com objecto contundente (Faca ou Navalha), ficando todo alagado de sangue, tendo necessidade de ser conduzido ao Hospital para ser suturado na cabeça.

Um elemento do Palmense vestido com uma gabardine comprida preta, intimidou alguns jogadores e adeptos do Odivelas exibindo um revólver!! Prontamente foi solicitado ás autoridades a identificação do indivíduo, que fez orelhas moucas, e procurou distrair-se com outras acções para não identificar o possível agressor.

Assistimos a momentos autênticos de grande violência entre dezenas de pessoas, dentro e fora de campo, momentos de enorme dor e impotência perante os acontecimentos, em que valeram a educação, civismo, carácter e bom senso dos nossos atletas, numa atitude destemida e de valentia, enfrentando os agressores, fazendo com que eles recolhessem ao seu balneário, criando assim alguma acalmia e serenidade entre todo o conflito. Bem haja à coragem dos nossos atletas.

O Odivelas Futebol Clube prepara uma exposição junto da Associação Futebol de Lisboa relatando os acontecimentos envolvendo adeptos e jogadores do Palmense. O Odivelas tudo irá fazer para que seja feita Justiça Desportiva e afastadas do futebol todas as equipas que não respeitem os Regulamentos Disciplinares e Desportivos em vigor, e que pactuem com cenas típicas do terceiro mundo.

Felicitamos os nossos atletas, técnicos e dirigentes pela difícil mas merecida vitória sobre um adversário que recusamos a classificar como desportistas, salvaguardando sempre todos os atletas do Palmense que não se identifiquem com os actos praticados pelos seus colegas, pois nem todas as maçãs numa árvore estragada estão podres.

Aos pais dos nossos atletas e associados presentes, uma palavra de conforto e compreensão pelos momentos de sofrimento, terror e medo porque passaram. Muitos de vós foram agredidos, espancados e ofendidos, e não temos palavras para qualificar estes graves acontecimentos.

Acabamos ainda dizendo que o Posto médico do Odivelas Futebol Clube e toda a estrutura de profissionais que nele a colabora se encontra ao inteiro dispor de todos para cuidar e assistir aqueles que dele necessitem.

O Departamento de Futebol
Odivelas Futebol Clube



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com