ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: UEFA: Futebol de formação em destaque
Publicado dia 06/02/2010 às 18:16
.

No último mês de Maio, o Comité Executivo da UEFA, reunido em Bucareste, decidiu que a preparação para a final da UEFA Champions League de 2009/10, que se disputa pela primeira vez num sábado, deveria incluir um evento comemorativo do futebol de formação em toda a Europa. Consequentemente, a quarta-feira antes da final, dia 19 de Maio, foi designada como o Dia do Futebol de Formação da UEFA.

A formação na base do profissionalismo: O Dia do Futebol de Formação da UEFA é encarado como uma das datas mais importantes do ano no preenchido calendário da UEFA. "A colocação do Dia do Futebol de Formação em justaposição com o jogo mais importante do futebol profissional é deliberada e significativa, porque sem o futebol de formação o futebol profissional acabaria por perecer", defende Andy Roxburgh, director-técnico da UEFA, na sua coluna editorial da "newsletter" do Futebol de Formação. "Também é verdade que as grandes estrelas e os melhores clubes estimulam a próxima geração de jogadores, treinadores, árbitros, assistentes e adeptos, e a forte ligação entre a elite e a formação tem enormes benefícios para ambos os níveis, e consequentemente para a modalidade em geral.

Cereja no topo do bolo: "Após o Dia do Futebol de Formação da UEFA, na quarta-feira, terá lugar na quinta-feira a final da UEFA Champions League Feminina. Dois dias mais tarde, o jogo mais importante do futebol europeu de clubes será a cereja no topo do bolo, e devemos lembrar-nos que o bolo é o futebol de formação", prossegue Andy Roxburgh. "O reconhecimento e a celebração do futebol de formação no Dia do Futebol de Formação da UEFA é, portanto, algo que vale a pena fazer, é uma iniciativa que será inteiramente apoiada por todos os que trazem a bola perto do coração".

Sucesso suíço: O excelente trabalho de formação realizado por uma das federações filiadas da UEFA, a Suíça, tem dado frutos, com os jovens suíços a conquistarem o Campeonato do Mundo de Sub-17 em Novembro. A "newsletter" do Futebol de Formação da UEFA entrevista Hansruedi Hasler, até há pouco tempo figura central como director-técnico da Federação Suíça de Futebol, e elemento fundamental no desenvolvimento do futebol no país. Hasler dá particular destaque ao tremendo crescimento do futebol de formação na Suíça.

Trabalho alemão: O impressionante trabalho de formação de outra federação da UEFA, a Federação Alemã de Futebol (DFB), também está em destaque. O presidente da DFB, Theo Zwanziger, sublinha a posição do organismo: "Se tentarmos colocar o futebol profissional contra o futebol de formação, ninguém sai beneficiado", afirma. "A nossa filosofia passa, portanto, por transportar o sucesso dos projectos de formação para as competições profissionais, e tentamos salientar que o divertimento não é individual, também envolve as famílias, os vizinhos e as comunidades. Acreditamos que o futebol de formação pode ser uma força de integração, uma mais-valia para a nossa sociedade".

Carta do Futebol de Formação: Outro artigo analisa o progresso da Carta do Futebol de Formação da UEFA, através da qual a UEFA apoia os programas de formação das federações nacionais. "A Carta do Futebol de Formação da UEFA é uma ferramenta poderosa enquanto estímulo às federações nacionais para implementarem e melhorarem as suas estruturas de formação", pode ler-se na "newsletter".

Grupo de Estudos Técnicos: O Grupo de Estudos Técnicos da UEFA, um programa baseado numa iniciativa de Michel Platini, Presidente da UEFA, através do qual as federações partilham o seu "know-how" técnico, está na sua segunda temporada, e continua a ser um sucesso retumbante. "Vamos continuar a desenvolver e melhorar o grupo nas próximas épocas", comenta Andy Roxburgh, "mas com base nas reacções até aqui, podemos afirmar que se o projecto fosse um filme, poderia ter ganho um Óscar".

veja no site da uefa o artigo e o vídeo



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com