ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: DO: VISÕES DESPORTIVAS: 12/02/2010
Publicado dia 13/02/2010 às 21:23
.

"Comissão representativa das colectividades de Concelho". Hoje gostaria de voltar ao tema abordado por Rui Francisco na semana anterior: "Comissão representativa das colectividades de Concelho".

Este foi um dos temas, enquanto Dirigente Desportivo, que procurei levar a debate junto das Colectividades do nosso Concelho. No passado, foram realizadas várias reuniões com a maioria dos clubes e Colectividades, tendo sido a última realizada na Casa da Cultura da Junta de freguesia de Caneças e com grande participação.

As reuniões tinham como objectivo a constituição de uma Associação Representativa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Concelho de Odivelas. Esta ideia foi muito bem aceite por todas as colectividades representadas, ficando por agendar a reunião seguinte. Tendo sido proposto que a mesma se realiza-se no auditório da Junta de Freguesia da Pontinha, para que as reuniões percorressem as sete freguesias do Concelho.

As reuniões tinham como primeiro objectivo passar a mensagem da necessidade do Movimento Associativo se organizar em Associação, tendo como finalidade, contribuir para uma melhor informação dos Dirigentes em diversas áreas, tais como:

- Fiscalidade no Desporto (Criar contabilidade organizada em todas as instituições);

- Apoio Jurídico às Colectividades (Defesa dos direitos das Instituições);

- Área dos Seguros (Fazer acordo com uma Seguradora para todas as Instituições do Concelho);

- Central de Compras (Concentrar todas as compras tais como: Viaturas, equipamentos desportivos; equipamentos administrativos, computadores, máquinas de lavar e secar roupa, produtos de higiene, detergentes, Equipamentos Médicos etc.);

- Organização (Organigramas administrativos, desportivos, Cronogramas para épocas Desportivas, etc.);

- Livraria Escolar (Onde todos os atletas adquiriam os seus livros escolares, beneficiando a associação desses proveitos para posteriormente serem colocados ao serviços dos clubes e das colectividades);

- Departamento de Informática (Onde todos os clubes pudessem ter um site informativo de toda a sua actividade desportiva e recreativa, bem como apoio informático nos próprios clubes, prestado por técnicos de qualidade);

- Programas Desportivos (Articulação entre Câmara de Odivelas, Juntas de Freguesia, Escolas secundárias e 1º ciclo);

- Centro de Saúde (Parceria com um Centro de saúde para apoio médico aos atletas e dirigentes).

Estas, algumas das áreas, entre muitas outras, que a associação podia desenvolver. Os proveitos financeiros seriam colocados à disposição dos clubes e colectividades para apoio em diversas iniciativas.

Uma Associação das Colectividades no Concelho de Odivelas, é cada vez mais necessária devido a vários clubes e associações desportivas do concelho, viverem no limite da sua própria ambição, reflexo das políticas adoptadas, incapazes de repensar as suas funções, finalidades e organização.

Aceitando o princípio de que os clubes são os parceiros cooperantes, seria necessário que fossem definidas as atribuições e competências de cada um destes Clubes de modo a que o trabalho conduzisse à concretização da referida associação.

O que se passa é que vários agentes (Dirigentes) se movem em determinados clubes e associações desportivas, procurando apenas obter vantagens de algum protagonismo, entre muitas outras inconfessáveis.

Torna-se difícil, num concelho jovem onde reconhecidamente não existe tradição de debate de ideias, é necessário sair a campo aberto e lutar contra os que fazem parte dessa arrogância disfarçada, que rege agora os nossos modos desportivos de pensar, obrigando-nos a expressar somente coisas consensuais e óbvias.

Escrever e formular opiniões num momento em que se vive uma espécie de silêncio consensual poderá não ser considerado muito oportuno para os que, mais ou menos responsáveis, intervêm no desenvolvimento desportivo do concelho de Odivelas.

Escrever e expressar ideias sobre o Desporto em Odivelas, parece estar a ocasionar algumas incomodidades em certos sectores.

Nós temos uma opinião diferente!

De resto é desde logo de desconfiar dos que, perante as realidades se negam a enfrentar as dificuldades e a posição que é necessário tomar quanto ao desenvolvimento desportivo no concelho de Odivelas.

Discussão, é preciso! Bem-haja a todos.


Humberto Fraga



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com