ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: DO: VISÕES DESPORTIVAS: 26/02/2010
Publicado dia 01/03/2010 às 19:27
.

Todos nós sabemos que fazer desporto é muito mais que um jogo. Também sabemos que é ele próprio, o desporto, que nos faz gostar tanto dele. A adrenalina do tempo a passar e da necessidade de mudar um resultado, a ansiedade pelo apito do árbitro quando estamos a vencer, a rivalidade com os adversários, entre outras coisas...

Neste mundo que é o Desporto, todos devemos fomentar a sua prática e o respeito pelas regras básicas da competição.

Regras básicas, essas, que não estão escritas em lado algum mas que por princípio devemos cumprir. Não estou a referir ao polémico fair-play do enviar a bola para fora porque o atleta está (ou não) lesionado. Estou a referir-me a atitudes de respeito que se deve manter por todos os intervenientes no (jogo) desporto.

Este cumprimento de regras básicas é tão mais importante quando mais jovens são os intervenientes no jogo.

Sabemos que, infelizmente, na maioria dos campeonatos das camadas jovens em Portugal existem enormes desequilíbrios tornando resultados volumosos mais habituais que o conveniente para o desenvolvimento dos atletas, contudo este desequilíbrio não pode descambar para a falta de respeito pelo adversário.

A tendência dos mais jovens é 'gozar' com os mais fracos, atitude que deve ser corrigida pelos treinadores e dirigentes, faltando ao respeito aos colegas de jogo e ao clube adversário .

Devemos sempre recordar aos jovens que só é possível competir se existirem adversários e que a melhorar a forma de respeitar os nossos adversários é empenhar-nos ao máximo no jogo, jogando o mesmo sempre nos limites, com esta atitude não só se respeita o adversário como se ajuda a evoluir ao mesmo tempo que todos concretizam os seus objectivos.

Pretende-se que se faça um desporto positivo, com valores de cidadania, que sirva para integrar pessoas, para que estas se divirtam e que a competição árdua mas leal, para tal deve-se respeitar todos e empenharem-se ao máximo na evolução pessoal que só fará sentido dentro da evolução colectiva que é um qualquer desporto !

Saudações Desportivas


Humberto Fraga



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com