ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: Mundialito: Intoxicação Alimentar em 50 atletas
Publicado dia 03/04/2010 às 12:53
.

Os resultados das análises à comida que se suspeita terá causado a intoxicação alimentar a mais de meia centena de atletas que participam no Mundialito de Futebol, em Vila Real de Santo António, só serão conhecidos na próxima semana. O torneio, que junta mais de três mil jovens craques, termina hoje.

Ontem de manhã, ao que o CM apurou, mais um jovem jogador de nacionalidade brasileira, com 7 anos, foi transportado do hotel para o Serviço de Urgência Básica (SUB), com dores de barriga e vómitos. Anteontem à noite, cerca das 23h00, outra criança demonstrou os mesmos sintomas e teve de receber assistência médica. Assim como outros três atletas e um adulto, que foram medicados no mesmo dia. Na terça-feira, 45 jovens e dois treinadores já tinham sido assistidos nas Urgências.

'Neste momento existem várias hipóteses para o que terá causado o distúrbio mas é certo que existiu uma fonte comum que provocou a intoxicação', explicou ao CM Joaquim Bodião, médico do departamento de Saúde Pública que está a analisar o caso. 'Mais de 40 pessoas com os mesmos sintomas no espaço de 12 horas só pode ter sido a mesma causa patogénica', sublinhou o clínico, que está a coordenar o inquérito epidemiológico. Já os últimos casos conhecidos, diz Joaquim Bodião, 'podem estar relacionados com uma possível virose'.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) recolheu, nos últimos dias, amostras de vários alimentos que terão sido ingeridos pelos atletas na unidade hoteleira em que estão instalados, em Monte Gordo. Para já, ainda não há conclusões exactas do que terá provocado a má disposição nos jovens atletas.

Além dos alimentos que foram ingeridos na unidade hoteleira, fonte clínica alerta que 'as crianças também ingeriram outros alimentos dentro do recinto e que ainda não foram analisados'. Por outro lado, a mesma fonte lembra também que 'antes de começar o torneio já existiam outros casos de crianças a chegar ao SUB com os mesmos sintomas'.

140 CLUBES PRESENTES: O Mundialito deste ano juntou 140 clubes, estrangeiros e nacionais, de 30 países diferentes, que disputaram cerca de 500 jogos, nos escalões pré--escolas, escolas e infantis.

MAIS DUAS FINAIS HOJE: Durante a tarde de hoje decorrem mais duas finais. No escalão pré--escolas, o Atlético de Madrid vai disputar o primeiro lugar com o Desportivo Espanyol, às 15h00. Já na final de escolas, o Benfica joga contra o Sevilha às 16h15.

FINAL DE INFANTIS ENTRE BENFICA E FUNDAÇÃO ETO'O: O Benfica vai disputar hoje a final, às 17h30, com a equipa da Fundação Eto’o, que ontem ganhou ao Vasco da Gama e ao Sporting. O Benfica venceu o Spartak Moscovo e o AC Milan para chegar à final.

A altura e a forte constituição física dos jogadores da Fundação Eto’o têm provocado contestação por parte das equipas eliminadas, que levantam suspeitas sobre a verdadeira idade dos atletas. 'Os passaportes dizem que não têm mais de 12 anos e não podemos desconfiar do governo dos Camarões', disse ao CM fonte da organização.

Notícia retirada do Correio da Manhã


© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com