ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: História do Corfebol
Publicado dia 15/10/2004 às 15:23
.

História Internacional do Corfebol - O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringboll. "Naquela altura a Associação de Educação Física de Amsterdam solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia...".


Nico Broekhuyesen

Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.

Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, (1928).


Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da I.K.F. (International Korfball Federation). Após a 2ª Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, que começou pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estado Unidos, Austrália ... e que até aos dias de hoje tem vindo a aumentar progressivamente o número de países que aderem à I.K.F... .

História do Corfebol em Portugal - O Corfebol foi introduzido em Portugal pelo professor Jorge Calado, em 1982. Em 1983, este professor formou o 1º Núcleo de Corfebol na Escola Secundária D. Luísa de Gusmão. A partir de 1986, há um maior desenvolvimento surgindo o 1º Campeonato Nacional de Corfebol, a Taça de Portugal, tendo o Campeão Nacional acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus.

A nível internacional, a nossa Selecção Nacional posicionou-se em 3º lugar no Campeonato do Mundo da Índia em 1995, e em 5º lugar na Austrália em 1999. Em 1998, no Estoril, Portugal arrecadou o 3º lugar no Campeonato Europeu.

A introdução do Corfebol como modalidade alternativa no Programa Curricular de Educação Física, assim como no Desporto Escolar, contribui para a sua implementação e desenvolvimento no nosso país.



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com