ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: DO: VISÕES DESPORTIVAS: 16/04/2010
Publicado dia 19/04/2010 às 16:37
.

Aproxima-se o 36º aniversário do 25 de Abril. A liberdade conseguida e a democracia construída, criaram condições favoráveis à modernização e ao desenvolvimento de um concelho diferente desportivamente: Odivelas.

O 25 de Abril não foi apenas um movimento libertador no plano da sociedade civil. Permitiu dar voz a vários direitos sociais, entre os quais o direito ao Desporto.

Aproxima-se o assinalar os trinta e seis anos do 25 de Abril, obriga a que não se resgate a memória do concelho que éramos e do desporto que tínhamos, o futuro pede-nos que no presente saibamos estar à altura dos novos desafios com que o desenvolvimento desportivo de Odivelas se confronta.

Esses desafios parecem apontar para a necessidade de medidas de alcance político, responsabilidade que deveria caber a todos os agentes políticos e desportivos.

Mas a dimensão das políticas desportivas está confinada aos discursos de ocasião, a que não correspondem nem ideias nem programas . Odivelas continua, apesar dos escassos progressos a ser um concelho com uma das mais baixas taxas de praticantes desportivos; e pode usar-se qualquer tabela regional, nacional ou internacional, como termo de comparação .

A situação do desporto está longe de corresponder às necessidades dos nossos jovens, cuja a iliteracia desportiva continua a ser chocante e com indicadores de sedentarismo preocupantes , embora se reconheça o enorme esforço dos agentes desportivos em inverter as estatísticas .

Os constrangimentos à prática desportiva nas escolas do 1º ciclo são enormes e com condições de trabalho verdadeiramente insólitas. O movimento associativo, não obstante a sua capacidade de obtenção de recursos significativos do erário público confronta-se com problemas e dificuldades permanentes a que as políticas desportivas não têm sabido responder.

Tem existido um esforço para aumentar a rede de infra-estruturas desportivas mas ainda longe de responder às necessidades do desenvolvimento desportivo do Concelho de Odivelas.

A realidade do Desporto em Odivelas exige um aprofundamento da vida democrática e um pensamento regenerador que não se pode confinar à retórica discursiva nem esgotar nos eventos efémeros. Trinta e seis anos depois, é necessário dar futuro ao presente do Desporto em Odivelas. Como fizeram os homens de Abril: Com coragem, confiança e convicções .

Mas o problema vem de longe, de muito longe ...

Saudações Desportivas


Humberto Fraga



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com