ODIVELAS FUTEBOL CLUBE
Edição para impressão

Artigo: Odivelas recua até aos anos 90
Publicado dia 01/12/2010 às 21:16
.

O actual Complexo Desportivo do Odivelas F.C. conta hoje com três campos relvados mas menos deporto para jovens do que quando existia o velhinho pelado Campo Diogo José Gomes.

Se recuarmos no tempo e voltarmos ao velhinho e saudoso Campo Diogo José Gomes (grandes memórias) o Odivelas Futebol Clube apenas com um campo pelado tinha duas gloriosas equipas de Escolas, duas equipas de Infantis, duas de Iniciados, duas de Juvenis, uma equipa de Juniores e ainda a menina dos olhos de todos os Odivelenses uma equipa Sénior a disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Nessa altura ainda não existia sala de bingo para ajudar nas contas do clube. Grande Mérito do Saudoso Presidente já falecido Dr. Pais Martins e sua equipa. Dr. Pais Martins, Presidente que tão mal tratado que foi por muitos dos que se dizem hoje Odivelenses, até dos sete costados. Esses tempos para alguns estão esquecidos para outros são recordações que trazem alguma saudade e nostalgia.

Hoje a quem serve a concessão do Bingo ? Ao Odivelas Futebol Clube ? Ou apenas a quem beneficia mensalmente de vencimentos mensais de largos milhares de euros?

Que Odivelas temos hoje:

Não existe Escola de Ensino e aprendizagem (o clube perdeu cerca de 350 jovens e o equivalente a uma receita anual de 150.000 €).

Em que Campeonatos estão inscritas as quatro equipas de Escolas do Odivelas que eram para ser seis (6) em 2009/2010? As Escolas de Competição A, B, C e D hoje não existem, e se não for revista esta visão incompetente de analisar o futebol de formação, não mais voltarão a surgir no Odivelas Futebol Clube jogadores como Ruben Pinto e Roderick Miranda (Jogadores Profissionais de Futebol que hoje jogam "apenas" pelo Sport Lisboa e Benfica), além de muitos outros que se transferiram para o Benfica e Sporting nos escalões de formação, e que também poderão alcançar o sucesso desportivo. (Isto, certamente, não é formação desportiva de Jovens)

Nos Infantis, o Odivelas apenas tem equipas A e B a praticar futebol de Sete e nenhuma em futebol de Onze. Quando estes atletas passarem ao Escalão de Iniciados vão ser confrontados com futebol de 11 em que será disputado nas dimensões máximas do campo de futebol. Vai ser com enorme dificuldade que se fará a sua adaptação, devido à pouca resistência física, falta de leitura de jogo em toda a dimensão do campo, falta de força no passar a bola a grandes distâncias, falta de rotina tácticas para campos de futebol de Onze, e será inevitável que se irá perder grande parte dos jogos criando nos jovens atletas alguma desmotivação para competir. (Isto, certamente, também não é formação desportiva de Jovens)

Iniciados para Juvenis - Também no Escalão de Iniciados se nota falta de estratégia, senão como é possível equipas de futebol de Onze a disputar campeonatos da Divisão de Honra a treinarem num 1/4 de campo, repetimos um 1/4 de campo!

Assim não é possível executar um trabalho sério e competente, é necessário os técnicos recorrerem à sua imaginação para encontrar processos de treino que permitam um trabalho razoável ao desenvolvimento do colectivo da equipa.

Por outro lado os Iniciados não estão bem classificados, vejamos o seguinte: Caso os Juvenis venham a subir ao Escalão Nacional os Iniciados que venham a ser promovidos a Juvenis, seguramente não estarão preparados para disputar um campeonato Nacional de Juvenis extremamente exigente. Será que estão a trabalhar para voltarem a descer de divisão no ano seguinte? (Isto, certamente, também não é formação desportiva de Jovens).

Juniores - Quando acabar a época 2010/2011 os jogadores que tenham algum talento para onde vão jogar ? Será que vão jogar pela ribeira abaixo? Não há objectivos a longo prazo, e sem a equipa de Séniores B, não há montra para os atletas se mostrarem em campeonatos Séniores (Isto, certamente, também não é formação desportiva de Jovens)

Todos sabemos que nem todos têm talento para serem profissionais de futebol, mas não é menos verdade que nos últimos 10 anos o Odivelas Futebol Clube proporcionou que quase meia centena de jovens continuem a desfrutar todos os Domingos a alegria de praticarem futebol Sénior e em alguns casos com resultados financeiros para os atletas.

O Odivelas Futebol Clube em dois anos só no futebol Masculino acabou com 9 equipas de Competição e uma Escola de Ensino e aprendizagem com cerca de 350 atletas. Num total rapidamente calculado, o Odivelas Futebol Clube deixou de ter mais de 600 atletas praticante de futebol. Era o Clube com mais atletas no Concelho agora provavelmente a instituição com menos atletas de futebol no Concelho.

Para onde vais tu Odivelas... quem te dirige!!! Perdoa-os pois certamente não sabem o que fazem...



© Copyright (c) 2004/2018
Desenvolvido por Pedro Boléo - pboleo@gmail.com